Sorry, we're closed!

5 dicas incríveis para você dirigir na praia!

2019-08-19

A melhor época do ano, finalmente chegou! Você está pronto para pegar as crianças, ligar para os seus amigos, carregar o carro e aproveitar a atividade mais aguardada do verão: curtir o sol, areia e mar! Mas, você sabe como cuidar do seu carro na hora de dirigir na praia?

Aí você para um pouco e pensa:

Será que o calor vai prejudicar o motor do meu carro? O meu carro tem o modo de terreno certo para andar na praia? E toda aquela areia infinita que eu ainda vou encontrar debaixo do tapete daqui a cinco meses? Será que vale mesmo a pena?

Vale sim! Você sabe disso! E nós também sabemos! 

E para te ajudar a curtir ao máximo esse momento, vamos te dar  5 dicas incríveis sobre como dirigir na praia! 

 

  1. ESTACIONE O CARRO NA SOMBRA

Ok, isso parece um pouco óbvio, mas, mesmo assim, sentimos a necessidade de incluir essa dica. 

Bom, mesmo que a área onde a sombra está localizada esteja um pouco longe da praia, e mesmo que a sua esposa e as crianças tenham saído correndo na frente deixando você para trás carregando todas as coisas deles, estacionar na sombra é extremamente importante para o motor do carro. 

Isso porque mesmo que o tempo esteja mais fresco do que o normal, deixar o carro sob o sol o dia inteiro, pode causar algum problema quando você tentar ligá-lo mais tarde, e até mesmo, trazer consequências futuras.

Por isso, é sempre melhor prevenir do que remediar! 

 

  1. MAS NÃO TEM SOMBRA. O QUE EU FAÇO?

Infelizmente, isso acontece com muito mais frequência do que imaginamos. Mas, não precisa se preocupar, porque você pode fazer algumas coisas para ajudar a esfriar a temperatura do motor, e isso não vai te custar nada! 

Por exemplo, se estiver ventando, abra o capô por um curto período de tempo antes de ligar o carro novamente , deixando a brisa “refrescar” o calor.  

Como mencionamos antes, mesmo durante os dias mais frescos, deixar o carro sob o sol pode ser “prejudicial” para o motor, já que o capô de metal fechado absorve o calor por um tempo. No entanto, a brisa fria pode ajudar a resfriar os compartimentos internos do exaustor antes de ligar o motor. Pode até entrar um pouco de areia no capô, mas, como dizem por aí, um pouquinho de areia não mata ninguém. 

Outra dica, é abrir um pouco as janelas para deixar o ar circular.  

Isso pode ser um pouco arriscado, mas, se você estiver em uma área segura ou tiver visão do seu veículo, deixar as janelas um pouquinho abertas pode realmente ajudar o ar quente sair de dentro do carro.

Na hora de sair, um veículo “mais fresco” geralmente melhora a condição para ligar o motor novamente sem causar nenhum dano a ele. 

 

  1. DIRIGINDO NA AREIA NO MODO LANDSCAPE 

Novamente, outra dica óbvia, mas, importante.

Se o seu carro tem a opção de modo de terreno diferentes, ative o modo Landscape. E se ele oferecer o modo Sand-Ground, melhor ainda!.

Às vezes, ao dirigir em superfícies arenosas, lamacentas ou rochosas, o passeio pode estar indo tão bem que os motoristas podem se esquecer de usar o modo Landscape que já vem no veículo. Mas, dirigir em superfícies de terrenos diferenciados com um 2WD pode trazer consequências a longo prazo no powertrain do seu carro. 

Digo e repito, é melhor prevenir do que remediar!   

 

  1. MEU CARRO NÃO TEM MODO LANDSCAPE. O QUE DEVO FAZER?

Bom, apesar de sempre recomendarmos que você utilize o tipo de veículo adequado para dirigir na areia, sabemos que nem sempre isso é possível. Mas, não se preocupe, porque temos algumas dicas para te ajudar nessa.

Por exemplo, quando chegar na areia tire um pouco a pressão dos pneus. Você pode achar essa dica estranha, mas o psi mais baixo vai permitir que o veículo deslize suavemente sobre a areia, em vez de se enterrar nela. Porém, quando estiver de volta ao calçamento, não se esqueça de calibrar os pneus.

Outra dica, é verificar o peso do seu carro, pois quanto mais pesado ele estiver, mais difícil será para o motor “impulsioná-lo”, especialmente se o veículo não for comumente usado nesses terrenos. 

E nós sabemos que existem algumas coisas que você não precisa levar para a praia com você, como por exemplo, o seu grill portátil moderninho, sete toalhas de praia, sua sogra, você entendeu, né?  

 

  1. COMO MANTER A AREIA BEM LONGE DO SEU CARRO

Honestamente, nós também gostaríamos de saber esta resposta, e como você vai estar na praia, então, aproveite. Mas, nós temos sim algumas dicas que podem te ajudar a se livrar da maior parte dela, depois de sua viagem à praia.

Por exemplo, existem alguns tipos de Tapetes especiais, um pouco caros, mas extremamente úteis. Depois de um dia na praia, tudo que você  precisa fazer é jogar fora a areia que se acumula em cima deles, e pronto.

Outra opção é colocar um lençol ou toalha seca sobre os assentos do carro.

Esta dica é “mais barata” do que os tapetes especiais, mas, talvez, não tão eficientes, mas que mesmo assim vai te ajudar a se livrar do excesso de areia acumulada em cima deles depois de uma viagem para a praia.

E quando chegar em casa, aspirar ou varrer o excesso de areia do carro também pode ajudar um pouco.

CONCLUSÃO

Agora que você aprendeu essas 5 super dicas para dirigir na praia, é hora de colocar a família no carro e partir rumo ao destino mais procurado no verão!

Curtiu o post? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais, e não esqueça de seguir a nossa página no Instagram @axeimeucarroeua, para receber dicas e novidades sobre o mundo automotivo.

Recommended posts