Sorry, we're closed!

Bateria de carro: dicas para aumentar a sua vida útil

2020-02-11

Que atire a primeira pedra, quem nunca se atrasou para um compromisso por falta de bateria no carro. Na hora da um nervoso, não é mesmo?!

 

bateria de carro

 

Situações como essa são bem mais comuns do que a gente imagina, isso porque quase ninguém – e talvez até mesmo você – lembra de verificar as condições da bateria do veículo.

Por isso, para te ajudar a evitar esse tipo de problema, criamos esse post com algumas dicas de como você pode cuidar melhor da bateria do seu veículo.

Vamos lá?

 

1 – O QUE É A BATERIA DO CARRO?

Bom, para começo de conversa, é importante saber que a bateria é o item indispensável para o funcionamento da parte elétrica do veículo, ou seja, além de dar a carga elétrica que o motor precisa para ser ligado, é também a grande responsável por manter funcionando todo o sistema elétrico do veículo.

 

2 – QUAL A VIDA ÚTIL DE UMA BATERIA?

Esse fator depende de cada fabricante, porém, podemos dizer que no geral, as baterias de qualidade inferior têm uma vida útil de 2 até 3 anos, enquanto que as baterias de qualidade superior, àquelas top de mercado, podem durar até cinco anos. 

 

3 – COMO VOU SABER SE A BATERIA ESTÁ RUIM?

Já aconteceu de você ligar o carro para sair, e perceber que as luzes do painel estavam um pouco mais fracas?

Se a sua resposta for sim, saiba que esse é um dos sinais que indicam que a bateria pode estar perto do fim. Outros sinais, bastante comuns, são o acendimento da luz de alerta da bateria, a dificuldade de ligar o veículo pela manhã e até mesmo, a oxidação dos terminais da bateria.

Por isso, para que o seu veículo não te deixe na mão, é importante que, assim que você perceber qualquer um desses sinais, você leve o veículo até o seu mecânico de confiança, para que o mesmo possa fazer um teste na bateria.

 

4 – QUE TIPOS DE CUIDADO POSSO TER COM A BATERIA?

Bom, se você quer que a bateria do seu veículo dure mais tempo, além de optar por uma marca de melhor qualidade, alguns cuidados devem ser colocados em prática, como por exemplo:

  • Verificar a cada 6 meses, se os terminais da bateria estão sujos, com sinais de corrosão ou frouxos;
  • Caso o veículo fique muito tempo parado, ter o cuidado de uma vez na semana deixar o motor ligado por pelo menos 5 minutinhos;
  • Para evitar a sobrecarga da bateria, na hora de dar a partida, manter os faróis, o rádio e o ar condicionado, desligados.

 

CONCLUSÃO

Agora que você já sabe os cuidados que deve ter com a bateria do veículo, que tal escolher o seu próximo carro no nosso site?

Curtiu o post? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais, e não esqueça de seguir a nossa página no Instagram e no Facebook para receber dicas e novidades sobre o mundo automotivo.

Recommended posts

São 20 mil prêmios! Tem AppleWatch, troca de óleo, $250 de desconto e muito mais! E você ainda pode concorrer a um carro!

Preencha seus dados para girar a roleta:

GIRAR
Never
Remind later
No thanks