Que o motor é um dos principais componentes de um carro e que quando ele não funciona o veículo simplesmente para, isso todo mundo sabe.
Mas, o que muitos não sabem é que para manter o motor funcionando corretamente, além das revisões periódicas, alguns cuidados com a manutenção devem ser realizados.
Pensando nisso, trouxemos neste post 5 dicas de cuidados preventivos.
Vamos conferir?
1 – DESGASTE DA CORREIA DENTADA
A correia dentada é uma das principais peças do motor de um carro, e quando se rompe pode causar grandes prejuízos financeiros para o condutor.
Por isso, a dica é ficar atento ao seu desgaste, e realizar a troca preventiva que, geralmente, ocorre entre 40 mil e 100 mil km rodados.
2 – TROCA DE ÓLEO
Outro componente importante é o óleo, que deve ser trocado com frequência para manter o motor sempre saudável.
Isso porque dentro do motor, existem inúmeras partes que se movem para realizar a rotação do volante do motor, e sem o óleo, essas partes podem acabar se desgastando.
3 – VELAS DE IGNIÇÃO
As velas de ignição, também merecem uma atenção especial e devem ser trocadas, geralmente, a cada 50 mil km rodados.
4 – TROCA DOS FILTROS
Pelo menos uma vez ao ano, troque também, os filtros de óleo, combustível e ar, pois quando eles ficam desgastados, perdem a sua capacidade de filtrar, deixando com que as impurezas passem para o motor do veículo, prejudicando assim, a sua funcionalidade.
5 – ÁGUA DO RADIADOR
Por último, mas não menos importante, o radiador, onde a água deve estar sempre na proporção correta do aditivo, e o sistema de arrefecimento revisado periodicamente para verificar a temperatura de trabalho do motor.
CONCLUSÃO
Agora que você já sabe quais cuidados deve ter para que o motor do carro funcione corretamente, que tal acessar o nosso site e escolher o seu próximo carro?
Curtiu o post? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais, e não esqueça de seguir a nossa página no Instagram e no Facebook para receber dicas e novidades sobre o mundo automotivo.