Sorry, we're closed!

Cuidados com o carro: o que um novo condutor precisa saber para se familiarizar com o seu carro?

2020-03-18

Sem dúvida alguma não existe sensação melhor do que tirar a primeira habilitação e comprar o seu primeiro carro, não é mesmo? Porém, para que essa alegria não se transforme em “dor de cabeça”, é super importante que o novo condutor tenha alguns cuidados com o carro.

 

Cuidados com o carro

 

E foi pensando nisso que eu preparei este post com algumas dicas de cuidados que um novo condutor – e até mesmo os mais experientes – devem ter, antes de pegar a estrada.

Vamos lá?

 

1 – Leia o manual do carro 

A minha primeira dica é essa: conheça bem o carro e todas as suas funcionalidades, ou seja, leia todo o manual.

Da mesma forma que gastamos tempo explorando as funcionalidades de um novo celular, devemos fazer quando adquirimos um novo carro.

E se surgir alguma dúvida é fácil, pois hoje em dia temos a vantagem de poder contar com o Youtube que nos ajuda em várias questões com vídeos explicativos super detalhados.

 

2 – Atenção as luzes de alerta

Muitas pessoas nem se dão conta, mas a nova geração de carros vem com todas as informações necessárias no seu painel.

Por isso, use essas informações para entender bem as funcionalidades do carro e, também, para identificar qualquer sinal de uma possível falha ou problema.

 

3 – O ponteiro do combustível deve ser levado a sério

Parece uma coisa muito óbvia mas, ainda assim, muitos condutores mais experientes – às vezes – confiam na sorte quando o ponteiro do combustível está marcando “E”.

Porém, é importante lembrar que quando você dirige com o nível do combustível muito baixo, o sistema puxa todas as impurezas do fundo do tanque para o motor do carro.

 

4 – Atenção a luz do motor “check engine light”

Esse é sempre um sinal de alerta.

Acendeu a luz do motor? Pare o seu carro na primeira oportunidade e leia o manual para entender os possíveis problemas.

Se entender que o problema pode ser sério, leve o carro imediatamente para uma oficina mecânica de sua confiança.

Hoje em dia,  qualquer loja de autopeças pode ligar um computador e fazer uma rápida leitura do motor. Existe ainda a possibilidade de fazer a leitura manualmente, porém, requer algum conhecimento e uma pesquisada no youtube.

 

5 – Troca de Óleo

Mais uma vez, o tema troca de óleo.

É super importante realizar a troca de óleo dentro das especificações do fabricante, ou, de acordo com o tipo de óleo que você usa no seu carro.

Por isso, fique sempre atento ao adesivo que fica no parabrisa.

 

6 – Outros pequenos detalhes

✔️ Monitore o fluídos

✔️ Se for viajar – atenção especial para alguns acessórios importantes para ter no carro. Verificar todos os fluidos, cabo para dar carga (chupeta), depósito para combustível, funil e luvas de borracha.Esta é uma atenção especial para os across mais milhados.

✔️ Atenção a luz dos pneus

✔️ Atenção as funcionalidades básicas da bateria (confira os terminais e saiba dar carga nos pólos corretos – positivo e negativo). Mais dicas de cuidados com a bateria do seu carro no nosso Blog. 

 

Curtiu o post? 

Então compartilhe esse post nas suas redes sociais, e não esqueça de seguir a nossa página no Instagram e no Facebook para receber dicas e novidades sobre o mundo automotivo.