Hello, we're open!Sales 508-556-6836Chat

Garantia Automotiva: Tudo que você precisa saber!

2019-09-21

Se certificar de que o seu veículo recém comprado  – seja ele novo ou usado – está protegido contra possíveis reparos de manutenção ou substituição de peças, é uma parte importante do processo de compra. No entanto, devido a ampla variedade de serviços oferecidos no mercado, pesquisar sobre Garantia Automotiva pode ser extremamente estressante. Isso porque essa grande quantidade de informações tende a confundir os clientes e levá-los a aceitar propostas de garantias, que, talvez, não sejam tão válidas.

Por isso, a fim de simplificar este processo, criamos esse post explicando tudo o que você precisa saber, sobre Garantia Automotiva.

 

1 – QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA GARANTIA AUTOMOTIVA E UM SEGURO AUTOMOTIVO? 

As diferenças entre garantias e seguros automotivos, são a proteção e os requisitos obrigatórios estaduais oferecidos por cada um deles. 

O Seguro Automotivo é exigido por quase todos os estados, exceto New Hampshire, que exige comprovação de fundos em caso de danos causados ​​por acidentes com falhas. Para os demais estados e dependendo dos planos de apólice, o seguro automotivo pode proteger os motoristas de todos ou de alguns dos custos decorrentes de colisões, furtos, responsabilidades, desastres naturai, entre outros.

Já a Garantia Automotiva, é um serviço que cobre o custo de autopeças e mão de obra durante a substituição ou reparo de qualquer dano  causado devido a possíveis problemas de fabricação. Algumas vêm com os veículos e algumas podem ser compradas separadamente, como complemento. A variedade de serviços de garantia oferecidos por marcas de automóveis, concessionárias ou garantias estendidas é tão grande quanto os provedores de seguros. 

 

2 – QUAIS SÃO OS TIPOS DE GARANTIAS AUTOMOTIVAS? 

Garantia do fabricante (ou de fábrica) 

Ao comprar carros novos, os defeitos geralmente são resultado de irregularidades ocorridas durante a montagem do veículo na fábrica (motivo pelo qual esse tipo de garantia também é conhecido como Garantia de Fábrica). 

Portanto, os fabricantes de automóveis têm pacotes de garantia, que já estão inclusos no preço do carro, cobrindo deficiências de componentes específicos por um determinado período de tempo ou por milhagem (o que ocorrer primeiro). 

Dependendo do fornecedor, a garantia do fabricante pode abranger não apenas a manutenção, mas, também, problemas provenientes do powertrain, baterias, corrosão das partes internas, emissões não autorizadas ou mesmo assistência na estrada. 

 

Garantia Básica e Garantia Bumper-to-Bumper

Esses outros tipos de garantias, são basicamente nomes diferentes para Garantias do Fabricante. Porém, elas são mais comumente usadas ​​quando se trata da compra de carros usados. 

Assim como as Garantias do Fabricante, elas  cobrem apenas  o reparo ou a substituição de componentes entre o pára-choques dianteiro e traseiro do veículo (portanto, o nome “Bumper-to-Bumper”). 

Elas não cobrem qualquer dano causado por fontes externas ou pelo uso e desgaste regular. 

 

Garantia da Concessionária e venda “As Is” 

Algumas concessionárias de carros usados ​​oferecem garantias automotivas adicionais que variam de revendedor para revendedor. 

No entanto, é extremamente comum que concessionárias de carros vendam veículos usando o método de venda “As Is”, que significa simplesmente que o carro está sendo vendido “como está”, o que inclui sua Garantia do Fabricante (somente se o período de tempo ou as limitações de milhagem não expiraram). 

Por exemplo, Peter comprou um carro com 2 anos de uso e 10.000 milhas rodadas. Esse mesmo veículo veio com 4 anos ou 50.000 milhas de Garantia do Fabricante (o que ocorresse primeiro). 

Assim sendo, Peter tem o direito de usufruir da sua Garantia de Fabricante* por mais 2 anos ou 40.000 milhas (o que ocorrer primeiro).

*Garantia do Fabricante ou qualquer um dos sinônimos mencionados acima, exceto por cobertura adicional, quando oferecido por outras concessionárias.

 

Garantia Estendida

Quando a garantia de fábrica e/ou fabricante expira, os motoristas têm a opção de adquirir garantias estendidas. 

A cobertura da Garantia Estendida depende de muitos elementos: marca do veículo, modelo e ano, o provedor da garantia, os benefícios e serviços incluídos em cada um dos pacotes oferecidos, etc. 

Esses tipos de garantias, às vezes, são chamados de Contrato de Serviço do Veículo  ou Plano de Proteção do Veículo e podem cobrir fatores não inclusos nas Garantias Automotivas iniciais (como itens cosméticos, acessórios ou de desgaste),  também conhecidos como Garantias Limitadas. 

 

Garantia Limitada e Garantia de Cobertura Exclusiva

A Garantia Limitada e a Garantia de Cobertura Exclusiva, são garantias que cobrem a reparação e substituição de componentes de automóveis com  ‘exclusões’. 

Na realidade, todos os tipos de garantias são um tipo diferenciado de garantia limitada. 

Garantias limitadas podem às vezes ser inclusas nas garantias do fabricante, da fábrica ou das concessionárias, ou ainda, oferecidas como garantias complementares.  

 

3 – TIPOS ESPECÍFICOS DE GARANTIAS LIMITADAS E EXCLUSIVAS. 

 

Garantia de Corrosão 

A garantia de corrosão varia dependendo do seu provedor. 

A maioria dos fabricantes oferece apenas o reparo ou substituição de qualquer painel de folhas de metal, onde a corrosão ou oxidação, ocorreram a partir do interior para o exterior do carro. 

No entanto, como parte das Novas Garantias de Veículos, alguns fabricantes também cobrem qualquer tipo de dano por ferrugem que apareça na superfície do carro. 

Danos por corrosão em partes expostas do veículo que aconteceram devido a impactos externos, geralmente são cobertos como garantias adicionais por provedores de garantia estendida.  

 

Garantia de Powertrain 

A garantia do powertrain cobre simplesmente o custo de qualquer dano ao powertrain do veículo (motor, transmissão, eixos de transmissão, eixos, etc. ).

   

Garantia da Bateria 

As garantias da bateria não estão incluídas nas garantias do fabricante. Elas devem ser adquiridas separadamente como garantia limitada. 

O período de tempo ou cobertura de milhagem, varia de acordo com cada provedor de bateria, portanto, o procedimento para substituí-las também varia.

 

Garantia de Pneus  

Semelhante às  garantias da bateria, as garantias de pneus variam muito, dependendo do fornecedor do fabricante.

 

Garantias de Controle de Emissões 

O governo americano exige que todos os seus fabricantes cubram o reparo ou a substituição de seus equipamentos de emissão por pelo menos 2 anos ou 24.000 milhas.

Alguns casos específicos, oferecem até 8 anos ou 80.000 milhas. No entanto, as diferentes empresas de garantia estendida também oferecem pacotes de controle de emissões por períodos mais longos de tempo ou milhagem.  

 

Assistência na estrada 

Embora a Assistência em Viagem não seja um tipo comum de Garantia Limitada, alguns Fabricantes a oferecem em seus pacotes originais ou como garantia complementar. 

A assistência na estrada também pode ser oferecida como  um serviço completamente separado por empresas especializadas – um exemplo muito famoso seria o Triple AAA. 

 

O que a Garantia de Carros Usados da Direct Auto Mall cobre? 

A garantia de carros usados ​​da Direct Auto Mall, cobre a segurança do veículo e as questões de direção. 

A duração da apólice de garantia é baseada nos anos de uso do carro ou milhagem (o que ocorrer primeiro) com duração de 30, 60 ou 90 dias. 

Ela não cobre nenhum item cosmético, acessório ou de desgaste, como por exemplo, trabalhos de pintura, substituição ou reparo de pneus, aro, óleo, filtros, pastilhas de freio, baterias, lâmpadas, etc.

 

CONCLUSÃO

Agora que você já sabe tudo sobre Garantia Automotiva, ficou muito mais fácil escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades do dia a dia.

Curtiu o post? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais, e não esqueça de seguir a nossa página no Instagram e no Facebook para receber dicas e novidades sobre o mundo automotivo.